Setores de uma Agência de Publicidade


Agência é a pessoa jurídica especializada em métodos, artes e técnicas publicitárias, que por autorização de um cliente anunciante, planeja, concebe e executa campanhas publicitárias, negociando com os veículos sua exibição a mando do próprio cliente.

Uma agência é composta de 6 elementos fundamentais:

  • Atendimento
  • Planejamento
  • Pesquisa
  • Mídia
  • Criação
  • Produção

Dentre todas, a produção pode ser terceirizada, caso esta agência não haja um estúdio próprio.

Atendimento

Prospecção, contato publicitário, representante… Sinônimos à parte, esta é a área da Agência quem mantém o contato direto com o cliente. É mais agradável e inteligente trabalhar em um ambiente com direções claras, processos eficientes e decisões oportunas – é na relação com o cliente que se encontra a maior importância do Atendimento publicitário.

O profissional de atendimento é a imagem externa da agência e, por esse motivo, deve ter um perfil pró-ativo, uma boa oratória e, essencialmente, treinar técnicas de persuasão, não somente para vender a idéia, mas sim para transmitir a mensagem. Antes de se tentar contribuir para o negócio dos clientes, é preciso entender o mundo deles, as culturas nas quais eles operam, as verdadeiras dinâmicas de suas marcas e do mercado. Somente por meio da imersão no mundo do cliente e do consumidor, os profissionais de Atendimento poderão enxergar novos insights e, efetivamente, estabelecer parcerias de sucesso.

Os profissionais devem ser sempre encorajados a imaginar novas formas pelas quais uma marca poderia ser posicionada, e a prever ameaças da concorrência antes que elas se tornem realidade. Mais do que tudo, é responsabilidade do Atendimento assegurar que a marca tenha um futuro mais promissor, mais estimulante e com mais sucesso do que ela tem no presente.

Visualmente o profissional de Atendimento deve prezar a boa aparência e tentar oscilar entre o moderno e o clássico. Tendo que causar sempre boa impressão, é imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais e, ainda, se dedicar aos conhecimentos de sua cartela de clientes, uma vez que fica mais fácil de manter-se próximo quando se fala a mesma língua.

    Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office (Word, Excel, Power Point), para manter a organização de seus trabalho, uma comunicação limpa padronizada e para apresentar bem a empresa e as propostas. O Atendimento isenta-se dos softwares de criação, editoração e tratamento de imagens, mas o resultado de uma boa criação é a somatória de um bom Atendimento e um bom Planejamento.

Planejamento

    O planejamento é o cérebro da Agência. Em muitos casos não há um profissional específico para esta etapa e o que acontece é que atendimento e criação juntos discutem o planejamento. Existem algumas técnicas de planejamento, uma delas é o braisntorm, uma espécie de discussão criativa livre da qual muitas vezes saem grandes idéias. Engana-se quem pensa que criar é uma questão de inspiração e sorte. Hoje o planejamento de uma campanha usa quase uma estratégia de guerrilha na qual tudo são armas potenciais.

    O valor do planejamento está na capacidade de melhor processar as informações disponíveis, pois, hoje, com o acesso muito mais fácil a todo tipo de dado, essa capacidade tem uma função estratégica definitiva, mostrar quais são os principais caminhos de posicionamento. É uma ferramenta objetiva e consistente que faz toda a diferença no desenvolvimento da estratégia de comunicação, analisando o comportamento das pessoas e o reflexo de suas crenças pois a intenção de mudar um comportamento deve passar pela identificação e mudança dessa crença. Planejar é saber se colocar no lugar do consumidor, para poder vivenciar e descobrir suas crenças.

    Visualmente o profissional específico de Planejamento deve prezar a boa aparência e tentar oscilar entre o profissional de Atendimento e o de Criação, de acordo com seu contato com o cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

    Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office (Word, Excel, P. Point), para manter a organização de seus trabalho, uma comunicação limpa padronizada e para apresentar bem a empresa e as propostas ou, em caso de também ser um profissional de criação, dominar os softwares de criação, editoração e tratamento de imagens, mas o resultado de uma boa criação é a somatória de um bom Atendimento e um bom Planejamento.

Pesquisa

         Quando de fala em pesquisa logo vem à cabeça Ibge, Vox Populi, Data Folha e se pensa que pesquisar é um trabalho complicado e deve-se terceirizar.

      Ouvir o consumidor e transmitir suas crenças para os diferentes departamentos da agência é a essência do trabalho da equipe de Planejamento e Pesquisa. Pesquisar é muito mais do que perguntar. Quando se utiliza de técnicas exclusivas, desenvolvem-se projetos de pesquisa preocupados em fazer as perguntas certas, da forma e na situação mais adequadas. Muitas vezes tais pesquisa não são de grande porte, descartando o uso de um instituto de pesquisa terceirizado.

Outro meio de se pesquisa é coletar as informações que já estão disponíveis de forma gratuita em livros, internet, cartórios e tudo mais que possa informar sobre consumidor, mercado produto ou serviço ligado ao cliente.

          A pesquisa parece banal, mas é a ferramenta mais utilizada por todas as economias mundiais.

        Visualmente o profissional de Pesquisa deve prezar a boa aparência, de acordo com seu contato com o cliente. É imprescindível o domínio de ferramentas de estatística, metodologia de pesquisa, ferramentas de pesquisa e análise de dados. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

         Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder transformar em gráficos os dados pesquisados.

Mídia

      Os profissionais de Mídia atuam como conselheiros de investimentos que administram os orçamentos de cada cliente. O que se busca sempre é construir e sustentar a liderança da marca. Sempre muito integrada à Pesquisa, a Mídia da agência utiliza todas as pesquisas de mercado disponíveis associadas a um banco de dados de veículos de todo o País, garantindo todos os recursos para um bom planejamento estratégico com um planejamento de mídia eficaz, em que o cliente pode ter a segurança de estar investindo bem seu dinheiro. Sua mensagem, seja de marca, seja institucional, será absorvida pelo público que realmente interessa. Sem desperdícios e em harmonia com a linha geral de comunicação. O profissional de Mídia mantém um relacionamento muito próximo com os veículos de comunicação, o que lhe garante muitos compromissos sociais (oba-oba) que devem ser cumpridos.

    Visualmente o profissional de Mídia deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo próprio, uma vez que ele sempre estará por trás do Atendimento e em contato com o pessoal de produtoras e veículo sem tanta cerimônia. É imprescindível o domínio de ferramentas exatas, cálculos e fórmulas, calendários e agendas são a vida deste profissional. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder calcular, com base nas tabelas dos veículos, como o investimento do cliente será aplicado.

Criação

Nenhuma marca será percebida como líder se ela imitar as ações e as abordagens das suas concorrentes. Também não será líder se não fizer uma conexão com os consumidores. Por isso, existe tanta valorização da criatividade com objetivo: ter resultados.

Existe uma lenda de que os “criativos” estão apenas em um departamento de uma agência, na criação, mas processo criativo começa na forma de atendimento, passando pelo planejamento, cria-se e, ainda, compra-se mídia. Deve haver criatividade também no relacionamento com os clientes e até no acompanhamento dos resultados de uma campanha.

O trabalho criativo deve fazer alguma coisa acontecer. Não é suficiente ter uma idéia criativa e rezar para que tudo dê certo. Alguém deve se sentir melhor sobre a marca. Ou dar a ela uma segunda chance. Ou ao menos experimentá-la.

Visualmente o profissional de Criação tem um estilo próprio, que varia entre mauricinho e skatistas-clubbers. Ainda assim deve-se prezar a boa aparência, ao menos no que diz respeito à higiene, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo, trabalhando sem tanta cerimônia. Raros são os casos em que se promove um contato entre o profissional de Criação e um cliente. É imprescindível cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, nos softwares ligados à sua área, seja ela imagens, editoração, arte-finalização, animação ou produção para qualquer tipo de mídia.

Produção

Juntamente com a criação, é o departamento que organiza a produção do que foi criado. A produção trabalha com o banco de dados dos fornecedores de serviços como gráficas, produtoras de tv, empresas de mídia externa, mídia interativa, dentre outras, que podem ser regionais, estaduais, nacionais e até do exterior, dependendo da necessidade do cliente. A produção manuseia e organiza os orçamentos e os calendários de execução e de entregas; define prioridades e resolve problemas de arte-finalização com a Criação.

Visualmente o profissional de Produção deve prezar a boa aparência, podendo ter seu estilo próprio, uma vez que ele sempre estará por trás de tudo e em contato com os fornecedores de serviços. É imprescindível o domínio de ferramentas exatas, cálculos, calendários e agendas são a vida deste profissional. Vale a pena, também, cultivar a cultura por meio de leitura de jornais e revistas de informações gerais.

Profissionalmente este profissional precisa dominar a informática, como usuário, no mínimo o Pacote Office, ou seja, Word, P. Point e Excel, este muito bem para poder calcular, com base nas tabelas dos veículos, como o investimento do cliente será aplicado.

Interativa

Já se foi o tempo em que as mídias on-line e off-line eram duas coisas completamente diferentes. Hoje, agências mais modernas cultivam uma divisão interativa que trabalha alinhada com todas as outras mídias. Colocando uma marca na internet a fim de complementar e oferecer diferenciais para campanhas realmente efetivas. A internet não para de crescer e cada vez mais a demanda por esse meio de comunicação aumenta.

Provedores como o UOL e o Terra já possuem tabelas fórmulas para a comercialização de espaços virtuais que vão desde pequenos banners até verdadeiras vitrines virtuais, o que melhor servir ao cliente da Agência.

Outros

Assessoria de Imprensa, Relações Públicas, Promoção de Vendas, Design e Redação e Revisão. Uma Agência completa, com todos estes setores, é chamada de Full Service.

Remuneração de uma Agência
Comissão de Veiculação:

Dos 100% investidos em um veículo, 80% é dele e 20% retorna para a Agência a título de comissão. Teoricamente o veículo cobra o mesmo, independente de o cliente o procurar direto ou por intermédio da Agência.


Comissão sobre serviços de terceiros:

A Agência pode faturar até 15% acima de serviços os quais elas não oferece e tem de contratar. Faturamento sobre serviços técnicos:
Honorários sobre serviços especiais.
Independentemente de tudo isso, uma boa agência é apta a “manobrar” todos esses valores agregados de forma única e surpreendente. Basta somente uma equipe de sucesso para atingir todos estes valores, sejam eles morais internos e externos, assim então, conseguindo no dia-dia, novos clientes, novas soluções com muita criatividade e inovação.

67 thoughts on “Setores de uma Agência de Publicidade

  1. Boa noite, estou em uma fria, tenho que apresentar um trabalho me credenciando para uma concorrência, claro que é um trabalho de escola, mas eu queria ter uma boa base , porque está apresentação será em tópicos, com duração de 15 minutos, o professor pediu que em trasparencia em power point, isso tudo é para dia 06-03,
    estou começando hoje gostaria de algumas dicas estou muito cru, desde já meu muito obrigado, fico na ansiedade de uma resposta.
    Leandro Rodrigues

    • Preciso urgentemente receber informações acadêmicas e práticas de como desenvolver um bom trabalho no atendimento a clientes de agencias de publicidade e comunicação desde a preparação de brienfs, de abordagem, de apresentar idéias inovadoras, enfim gostaria muito de estar bem preparada.

    • Boa noite, estou em uma fria, tenho que apresentar um trabalho me credenciando para uma concorrência, claro que é um trabalho de escola, mas eu queria ter uma boa base , porque está apresentação será em tópicos, com duração de 15 minutos, o professor pediu que em trasparencia em power point, isso tudo é para dia 06-03

      - Com um setor inovador Setor inovador

  2. boa tarde,

    Tenho que apresentar um trabalho sobre o papel da midia em uma agência de publicidade, estou encontrando um pouco de dificuldade, será que poderiam me ajudar, aguardo e muito obrigado

  3. Caraca,,, vocês nem imagina como estou contente em ter encontrado este site, estou fazendo um trabalho sobre ATENDIMENTO e tive ótimas informações aqui, e acrescentado junto com uma visita que fiz em uma agência ficará brilhante.
    espero poder contar com a colaboração de vocês em um futuro trabalho.

    Valeu!!!

    • Preciso tbm da sua ajuda pode me ajudar? tenho que criar uma agencia de publicidade, com carteira de clientes com um produto que vamos focar, porem 1 passo seria abrir uma agencia ja ate pesquisamos o no me da agencia sendo tudo ficticio pois é um trabalho da faculdade do curso de Marketing 1 periodo

  4. Preciso do maior numero de informações sobre o papel do atendimento e suas funções em uma agencia de publicidade.E quais são hoje as pessoas que melhor fazem esse trabalho dentro das agencias, e em quais agencias eles atuam.
    Obrigado!

  5. Boa tarde , Tenho que fazer uma pesquisa de satisfação e qualidade. e gostaria de uma base na verdade um auxilio de como fazer este precedimento tenho que apresentar esta pesquisa no dia 06/07.

    Agradecemos

  6. Boa tarde.
    Gostaria se é preciso ter alguma formação universitária para exercer o cargo de atendimento, pois acho interessante…
    Trabalho em uma agência de publicidade pequena como criação, mas quando temos clientes pra visitar me colocam para ir, porque acham q eu sou apresentável, converso bem etc.
    Também trabalho com eventos, sou bargirl em festas, etc… e estou achado + legal trabalhar com o público do que com criação, gostaria de saber qual a média de salário, horários, se trabalham nos fins de semana, etc…
    Obrigada.

  7. Olá, estou com a corda no pescoço, preciso de ajuda por favor, começo meu projeto I em comunicação social publicidade e propaganda, agora o meu tema é PROPAGANDA INSTITUCIONAL, objetivo de pesquisa é A IMPORTÂNCIA DA PROPAGANDA NAS DSTs AIDS,alguém pode me ajudar? por onde devo começar? estou crua de tudo. fico no aguardo.

    AGRADEÇO MUITO.

  8. Boa tarde!!!
    Sou estudante do 1 ano de publicidade e propaganda e na minha agencia eu sou pesquisa,e eu não sei mais o q fazer,pois sempre q tem um seminario p/ser apresentado eu fko mto nervosa e n consigo explicar o trabalho,e uma observação eu sou mto comunicativa com os outros,gosto de falar,de dizer o q penso,mas qdo é apresentação eu n consigo me expressar ,o q faço?
    Pois agora dia 06/nov..terei q apresentar um trabalho só q eu n sei…como explicar a minha parte por eu fkar nervosa..e n conseguir…Será q vc poderia me dar um conselho ou algo desse tipo!!

    Meu e-mail é vanessamenoni@asseta.com.br

    desde já obrigada

  9. Olá, sou estudante da 2ª fase de Publicidade e preciso fazer um trabalho sobre Produção Gráfica e Eletrônica. Gostaria que vc me ajudasse em algumas questões.
    Qual é a impôrtancia da Produçao no processo Publicitário?
    E qual é a relaçao da Produção com os demais departamentos da agência?
    Quais as principais técnicas utilizadas?
    Espero sua Resposta
    muito obrigado..

  10. Boa tarde eu tive muita sorte em encontrar esse site,poi,fiz um trabalho sobre cargos disponíveis em uma agência de publicidade e vi muitas informações necessárias por aki e fico muito agradecido.
    Muito obrigado…

  11. Olá, não sabem como fiquei feliz em achar essa maravilha.Amigos tenho um trabalho para entregar até 25/10,tô perdida a casa vai cair!Gostaria de receber uma ajudinha tenho que montar e estruturar uma agência de propaganda regional para atender uma parcela da conta da empresa x e descrever cada uma das funções da mesma.Fico feliz se receber essa força.BRIGADUUUUU……….

  12. Preciso de ajuda estou com muita dificuldade para desenvolver, as três ultimas questões do meu trabalho sobre as sandálias havaianas na Agência de Propaganda por que na minha cidade não existe Agência de Propaganda.
    Se possível peço que me ajude pois tenho até hoje para entregar o trabalho desde já sou muito grato com a boa vontade de vocêis e compreenção obrigado fiquem com Deus.

    Pergunta n.°1.
    Escolha uma das campanhas veiculadas das sandálias havaianas e descreva quais os principais departamentos de uma agência de propaganda envolvidas no processo e desenvolvimento da campanha.

    Pergunta n.°2.
    Monte e estruture uma agência de propaganda REGIONAL que atenda a uma parcela da conta das Havaianas e descreva cada uma das funções da agência estruturada.

    Pergunta n.°3.
    Na campanha avaliada no item (1), faça uma análise crítica do enredo, do motivo (mote) da campanha e justifique qualquer alteração que você sugere para a esta mesma campanha.

  13. Olá, achei interessante este sait, porém ainda não esclareceu a minha dúvida e apresento um TCC amanhã, dia 06/11/07.
    Na apresentação do TCC uma pessoa falará sobre MKT, quando sito essa pessoa no carometro, qual a função que indico, pois a mesma só falará no pupito, mas não quer ter este destaque na apresentação da agência.
    Toda agência tem que ter o Depto de MKT?

  14. Sim, o Departamento de Marketing é quem gera tudo quando se diz em relação a campanha, desenvolvimento de estratégias para que a Agência possa se destacar no mercado.

    *Só umas correções:

    - é site, e não sait;
    - é cito e não sito;

    desse jeito, seu trabalho ficará muito bom.

  15. Olá, estou no final do 2 ano de publicidade e estou tentando junto com alguns companheiros realizar um prêmio de publicidade para minha região, pois ela é muito carente em profissionais e em agencias.
    Estou pedindo a sua ajuda para nos direcionar nesse desafio.

    Desde já agradeço e conto com sua colaboração.
    Edinaldo Vasconcelos, e-mail edinaldov@yahoo.com.br
    Marabá-PA

  16. tenho que apresentar um seminario e tenho que falar sobre todas as áreas de uma agencia, o que precisa para a abertura de uma e os serviços que devo terceirizar. Alguém pode me ajudar?

  17. Bom. Eu estou trabalhando a um mês em uma agência de publicidade e acho este negócio muito complicado de entender. Estes departamentos são o que me matam. Eu trabalho na recepção e quando me ligam perguntando se é só com certa pessoa que posso falar sobre por exemplo: gravação eu fico moh perdida.
    Preciso ter muitas explicações a respeito de como é o trabalho de uma agência de publicidade.
    Tchau

  18. Fala Letícia!

    Acho que recepção é um pouco de tudo. É como o Atendimento, a diferença está que eles fazem todo o briefing para então toda a Agência trabalhar em cima de uma campanha.

    Departamentos como gravação, de cara você lembra de produção. É lá que se grava e edita todo material que vai para a mídia.
    Neste caso o Dep. de Criação entra um pouco nisto, mas não tanto.

    Deixa aí que logo escreto um post relacionado a sua pergunta.
    Bjs

  19. muito bom este site.

    tive a certeza que é isto mesmo oque vou fazer.

    morro em uma pequena cidade do interior paulista, mas logo mudarei para Ribeirão preto, só começarei a faculdade ano que vem estava pensando em fazer um curso no SENAC para não ficar parado
    produção gráfica, ou designer gráfico como desajar.

    A questão é a seguinte pretendo atuar entre o atendimento e a criação, esse curso permite que eu mescle as funções, ou qual o curso que você me indicaria para atender minhas necessidades?

    logo agredeço pela enorme ajuda já oferecida!

    aguardo resposta!

  20. Fala Daniel, Publicidade é um ramo de ótima segmentação no mercado e tende só a expandir diante da Tv Digital e o novo processo de globalização.

    Cara, cursos do SENAC são ótimos e uma dica, faça. Ao entrar na faculdade você já irá ter uma boa base para criar seus trabalhos.

    O curso permite sim, desde que sua habilitação seja em Publicidade e Propaganda, pois muitas faculdades, descrevem como Comunicação Social, ficar atento neste aspecto.

    Após a graduação, se especialize em produção gráfica, ou fazer uma pós ou um chamado MBA em marketing, ou outro curso que desejar.

    Só uma dica. Atendimento é muito diferente de criação. Você tem que estar ligado em tudo, na economia propriamente dita, pois é nesta área que se faz a prospecção de clientes de uma agência.

    O elo de ligação da agência é o atendimento.
    A criação só “bota no papel” de tudo que já foi pensado.

    Abraço e valeu pelo “bom site” =)

  21. Ola…
    Estou fazendo um trabalho sobre produçao eletronica,estou no 1º periodo de comunicaçao e to meio perdida.Andei pesquisando e nao encontrei um bom material de apoio para apresentar o trabalho.Se puder me dar algumas dicas de sites,contendo definiçoes academicas e algo sobre o assunto,vou ser mto grata.
    Abraços!!!

  22. Estou precisando montar um organograma de uma empresa de marketing… só hoje achei este site e o trabalho também é justamente para hoje. Podem me ajudar?

  23. mais uma vez pedindo uma resposta!
    darlan uma duvida, que não consigo encontrar resposta já postei aki no site uma vez e tal
    na resposta você falo para tomar cuidado com o curos!
    A minha pergunta é existe alguma dirferença entre : comunicação social- publicidade e propaganda, e publicidade e propaganda por que algumas faculdades apresentan o curso de formas diferentes.

    já agradeço a sua atenção.

    foi mal pela demora o meu msn é daniel_boi-28@hotmail.com
    add lá beleza.

    abraço.

  24. Olá Darlan…tudo bem?!
    Percebi que várias pessoas solicitaram a sua ajuda e eu tanbém preciso dos seus conhecimentos…se puder me ajudar também, é claro!
    Estou no 3 semestre de Marketing e tenho que entregar uam trabalho na semana que vem dia 12/06 e tem algumas coisas que o prof me pediu que não consegui encaixar…será que vc pode me ajudar??!!

    Sistemas de Distribuição

    Ocorrerá prestação de serviço direta, explicar;
    Como ocorrerá esta prestação na redução da busca;
    Ocorrerá uma das quatro prestações genéricas de serviços?;
    Como ocorrerá a posse física, posse financeira,de propriedade e o fluxo de promoção?;
    Em qual sentido ocorrerá à posse: distribuidor x consumidor ou
    consumidor x distribuidor?.

    aguardo seu retorno…
    Obrigada,
    Renata

  25. Boa noite !!!
    Sou aluna do curso de marketing e estou fazendo um trabalho sobre a mídia de TV e preciso colocar alguns exemplos de preços como referência. Por exemplo: Comercial de TV com inserção de 30″ no durante a novela das oitos por 30 dias, quanto custa??? Por favor é muito importante e urgente, não estou conseguindo está informação para concluir o trabalho.
    Obrigada,
    Graciana

  26. olá,
    faço curso técnico de publicidade e propaganda e tenho que fazer um trabalho sobre os departamentos de uma agência publicitária. encontrei tudo que eu queria por aqui, obrigada!

  27. Bom dia, vim lhe pedir uma + ajuda…rs pq ja encotrei muita coisa aqui do q preciso!

    Faço design de interiores aqui em fortaleza e estamos com um projeto da faculdade pra fazer de uma area de um shopping uma agencia de propaganda… bem vc ja falou dos setores, + o q é preciso desses setores funcionarem?! tipo quais os equipamentos ( computadores, maquinas…) que vc’s precisam pra a gencia funcionar com qualidade!

    aguardo resposta!
    grata

  28. Estou na mesma situação desta moça de nome Eline Marrieth Pode me repassar informações sobre como projeta um escritório de publicidade para um Shopping trata se de um andar inteiro… aguardare resposta obrigado…

  29. Olá, estou realizando um trabalho de conclusão de semestre, e seu breve argumento sobre mídia acrescentou e muito no meu trabalho. Posso Ter mais algumas dicas, de repente de onde pesquisar?

    Grato
    Aguardo uma resposta
    pontes_juliano@hotmail.com

  30. SOCORROOO!!! Preciso entregar um paper segunda-feira sobre o funcionamento de um único setor da agência: CRIAÇÃO, esse site me ajudou muito, mais preciso de mais materiais, se você puder me ajudar fico muito grata, estou na correria, mil trabalhos, provas, palestras e concursos, sem contar a correria da própria agência que eu trabalho neh?! Ufa! Preciso de um super help de vocês, se alguém puder me ajudar, fico muito grata!

    se ficar mais fácil: julie_bnu@hotmail.com

  31. Estou no 1• ano do ensino médio, técnico em Publicidade. Preciso montar um organograma de uma agência de publicidade, mas estou confusa com relaçao a quem se subordin a quem. Pode me ajudar? Meu e-mail: marcinha.reis@globo.com.
    Muito obrigada.

  32. Adorei este site, tem várias informações importantes!!
    Gostaria que me ajudasse na seguinte questão:
    Qual é a função do tráfego em uma agência de publicidade?
    Desde já, muito obrigada!!
    Abraços e sucesso!!

  33. Olá, sou estudante de administração, estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre a viabilidade de uma agencia de publicidade na minha cidade, e preciso sabe várias coisas, como o espaço apropriado para a criação de uma agencia, quais as divisões/setores, equipamentos, e principalmente como funciona a formação de preços? seria possível me ajudar?

    Muuito Obrigada, aguardo resposta.

  34. -Percebi que várias pessoas solicitaram a sua ajuda e eu tanbém preciso dos seus conhecimentos…se puder me ajudar também, é claro!
    Estou no 3 semestre de Marketing e tenho que entregar uam trabalho na semana que vem dia 26/04 e tem algumas coisas que o prof me pediu que não consegui encaixar…será que vc pode me ajudar??!!
    -QUAIS SÃO OS PASSOS PARA A MONTAGEM DE UMA AGENCIA DE PUBLICIDADE E SEUS CONCEITOS.

  35. Caro amigo Darlan , tenho um portal na internet country e sertanejo , minha fonte de renda vem das casas noturnas atraves de foto e divulgação dos eventos. Estamos com um novo site, em apenas 15 dias temos ja uma previsão de 50.000 acessos /mês , e daqui uns 4 meses estaremos alcançando uma média de 100.000 acessos/mes , pois nossa média de crescimento esta em torno de 15% ao mês. Sabemos que não é muito , mas ja é um começo. Estamos atras de um patocinio , pois com certeza um investimento de fora aumentaria nossos acessos em consequencia o patrocinador sera muito mais visto. Nossa ideia é oferecer o portal como fonte de promoção , onde teriamos espaço de destaque reservado para o patrocinador , e nossa equipe de rua formada por fotografo aconpanhado de modelos para atuarem nas casas noturnas , e eventos country e sertanejos , divulgando junto ao consumidor final a logomarca da empresa , ou mesmo distribuição de brindes. Ao longo de 3 anos o Planeta Country passou a ocupar um grande espaço no meio country e sertanejo sendo um pos mais procurados pelo publico do meio.Minha duvida por onde começar , ir direto as empresas , ou procurar as agencias de publicidade oferendo o Planeta Country como uma opção de midia. Sua ajuda seria de grande ajuda , tendo em vista seu grande conhecimento na area de marketing….obrigado…

  36. Bom Dia! Muitom bom esse post seu, eu gostaria de saber mais detalhes dos setores de uma Agência e também salários, Porque preciso terminar um trabalho para faculdade que é báiscamente em criar uma Agência, onde deve ter Cargos,Salários,Funções, Planejamento da Agência.

    Obrigado, se puder me ajudar ainda mais, seria ótimo.

  37. Olá,

    Tenho que apresentar o meu tcc, eu tenho que falar sobre diretor de arte, será que vocês podem me ajudar?

    Atenciosamente.

  38. Trabalho com agência de propaganda.
    Sou do atendimento, gostaria de saber qual a forma de remuneração aplicada na maioria das agências.

    Exemplo:
    Fixo + participação de 10% + benefícios
    na participação (comissão) qual o % praticado???

    Obrigado

  39. Olá

    Gostaria de saber quanto uma agencia cobra por mês de um cliente… Exemplo:

    O Cliente quer tudo do incio…

    - Logo
    - Slogan
    - Padronizar as 6 filiais com a mesma comunicação
    - Criar material padronizado
    - Criar material para abrir franquias
    - Cuidar de tudo do Zero
    - Site
    - Camapanhas web
    - Campanhas FULL
    - Assessoria de Imprensa

    Resumindo TUTO

    Hoje no mercado custaria quanto o mês???

  40. Muito elucidativo o texto,embora carente da relação design/redator.Algo que precisa ser dito aos publicitários,técnicos de propaganda ao nível de estratégia é de que a idéia, surge através da percepção do que está a nossa volta.Ler muito:tudo,dolixo mais comum até os complicados silogismos filosóficos.Eu,particularmente não suporto televisão,entretanto sou olhos e ouvidos.Um abraço,e vamos elevar o nível da publicidade

  41. Gostaria de trabalhar numa agencia de publicidade, porém não entendo de nada de criação apesar de não gostar de área. Qual departamento numa agencia se enquadra uma pessoa desse perfil.

    Um abraço

  42. boa noite eu estou escrevendo na Colômbia, eu sou um estudante de publicidade e estou pronto para mudar, meu objetivo é viver no Brasil e aperfeiçoar minha carreira e viver isso, eu gostaria de saber como é bom as agências de publicidade no Brasil desde estou muito interessado em saber, graças Espero respostas

  43. oi, sou Guineense, estou montando uma pequena agencia de propaganda, mas preciso saber o que faço em relaçao geral a essa material

  44. ola, sou completamente apaixonada pela area de criação e pelo que tenho visto o curso mais indicado para graduação seria o de design, mas para trabalhar em uma agencia de publicidade no setor de criação é necessario estudar publicidade e propaganda?

  45. Muito obrigado pela disponibilização desse material, me auxiliou na compreensão do tema num momento em que o material concedido para estudo para a prova que farei daqui à pouco não me foi suficiente claro!

  46. Boa Tarde tenho que criar uma agencia de publicidade e propaganda,explicar porque esse logotipo nome ,missão,conceito etc como faço para ter clientes porque essa cor etc poderia me ajudar obrigada.

  47. Olá, não sei se vocês ainda respondem rs mas ainda estou cursando o ensino médio e claro já bate o peso na consciência sobre o que fazer.. Eu me enquadro muito em lhe dar com o público sabe? Organizar, criar EM GRUPO.. eu acho que me enquadro na área de atendimento, em me expressar com o cliente e apresentar as ideias, Mas vocês acham que antes eu deveria fazer um curso de comunicação social para aprender mais sobre a vasta cultura, a sociedade, ou optar por um curso sobre publicidade antes da faculdade pra ir aprendendo mais.. sei lá, o que vcs acham? Obrigada.

Deixe um comentário

