Significado das Cores


É um fato que as cores têm uma grande influência psicológica sobre o ser humano. Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, optimistas, outras serenas e tranquilas, entre outras.

Assim, quando o Homem tomou consciência desta realidade, aprendeu a usar as cores como estímulos para encontrar determinadas respostas e, a cor que durante muito tempo só teve finalidades estéticas, passou a ter também finalidades e funcionalidades práticas.

É possível pois, compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.

Vejamos alguns exemplos de Psicodinâmica das Cores:

  • O VERDE é a cor mais harmoniosa e calmante de todas. Representa as energias da natureza, esperança, perseverança, segurança e satisfação; fertilidade. Facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza: vida nova, energia, fertilidade, crescimento e saúde. Usada em excesso, determina orgulho, superioridade e arrogância.
  • O VERMELHO é a cor mais quente, ativa e estimulante. Fortalece o corpo e dá mais energia física, impulso sexual (vermelho cereja), força de vontade, conquista, liderança e senso de auto-estima. Deve ser usado, antes das refeições, por quem tem problemas digestivos e circulatórios. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. Melhor usado às terças-feiras (dia de Marte).
  • A cor AMARELA ou DOURADA, desperta novas esperanças no caso de resignação de doentes que desistiram da cura. Dá vivacidade, alegria, desprendimento, leveza. Produz desinibição, brilho, espirituosidade e espiritualidade. Diminui a ansiedade e as preocupações; fortalece os olhos e os ouvidos além de ajudar na cura da artrite. Atrai dinheiro e poder. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas, ajuda a reter conhecimentos e desenvolver a sabedoria. Usada em excesso, torna a pessoa irresponsável e volúvel. O Amarelo simboliza: criatividade, as idéias, o conhecimento, alegria, juventude e nobreza. .O Dourado simboliza: vibração elevada, vigor , inteligência superior e nobreza. Melhor usado aos Domingos.
  • A cor AZUL ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, traz saúde emocional, paz e calma. Promove o entendimento entre as pessoas. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Deve ser usada, ao acordar, por quem tem problemas respiratórios. Simboliza: devoção, fé, aspiração, sinceridade, lealdade, confiança e tranqüilidade. Não possui contra-indicações.
  • O VIOLETA é uma cor metafísica. É também a cor da alquimia e da magia. Ela é vista como a cor da energia cósmica e da inspiração espiritual. A cor violeta e excelente para purificação e cura dos níveis físico, emocional e mental. Ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e a elevar nossa intuição espiritual. Traz poderes mentais. Deve ser usada para combater a insônia. Simboliza: dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Quando usada em excesso acaba provocando manias e fanatismo. Melhor usar à quintas-feiras (dia de Júpiter).
  • O MARROM representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Atrai dinheiro ganho através do trabalho e conecta a pessoa à Mãe Terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento. Absorve a negatividade, mas a retém, devendo ser sempre limpo, de alguma forma.
  • O CINZA ou o PRATEADO, dá equilíbrio e estabilidade, por ser o equilíbrio do preto e do branco. Não deve ser usado por quem sofre de memória fraca. É usado para cancelar ou neutralizar encantamentos que não servem mais aos nossos propósitos. Melhor dia para usar – na segunda-feira.
  • O PRETO transmite introspecção, favorece a auto-análise e permite um aprofundamento do indivíduo no seu processo existencial. Absorve, transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas.O uso em excesso traz melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por isso, jamais deveria ser usado por pessoas que acabaram de perder um ente querido. O amarelo seria o mais indicado. Melhor usado aos sábados (dia de Saturno).
  • O BRANCO traz pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações; equilibra a aura; facilita o contato com os guias espirituais e com os ancestrais; gerencia o equilíbrio interior, proteção, instinto, memória, partos, cuidado de animais domésticos e de crianças, sonhos. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, substituto para qualquer cor. Melhor dia para usar, segunda-feira.
  • O LARANJA é a mistura do vermelho com o amarelo, portanto traz as qualidades dessas duas cores e deve ser usado, ao deitar, nas articulações, juntas doloridas, dores de coluna, ciática, hérnia de disco, etc. Traz sucesso, agilidade mental, atrai boa sorte e prosperidade; desencoraja a preguiça. Melhor dia para usar, quarta-feira. Simboliza: encorajamento, estimulação, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade.
  • O ROSA é o vermelho, temperado com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual (sem conotação sexual). Eleva as vibrações e o contato espiritual, afasta energias negativas e promove fraternidade. Melhor usado às sextas-feiras (dia de Vênus).

154 pensamentos sobre “Significado das Cores

  1. Muito bacana Darlan! Tenho aplicado teoria das cores e seus significados constantemente em meus projetos e outro dia ministrei uma palestra sobre este tema para artesãos daqui do Maranhão. Parabéns!

  2. As cores são de vital importância em nossas vidas. A teoria sobre seus reais significados são ainda bem desconhecidos pela maioria.

    Acho que as cores tem haver com um pouco de psicologia de mercado.
    Nesse ponto, podemos atingir qualquer público com um belo desing e por trás, muito marketing.

    Abraços a todos!

    • Parabens Glauber,

      Muito bacana seu site, inclusive o conteúdo.
      Voce está de congratulações devido a esse exímio trabalho.
      Supimpa essa pagina da internet, assim como sua iniciativa de
      nos explicar e atualizar sobre as cores, no caso.

      Um grande beijo de uma eterna fã de seu empenho e website !

      Paulinha (para os íntimos)

    • Darlan tudo bom? estou fazendo uma análise de simbolos e estou utilizando as informações sobre as cores do seu blog. preciso de um referencia sobre o seu trabalho. tenho como? tenho urgencia. aguardo um retorno.

  3. Acho que Marfim é bom mesmo para ser usado em Guarda-Roupas. As paredes em contraste de textura em cores como Branco e Tons Pásteis ganham diferencial.

    Mas Marfim em parede ficaria muito igual. Deixe uma parede com o Branco, ou Pêssego.
    :)

  4. Cores para Cyber são aquelas que determinam território, como campo de grandes batalhas.

    Cor altamente usada é o Azul / Vermelho.

    Marfim apagaria bem o ambiente Lan House.

    A não ser, se o marfim fosse usado para o Balcão, com detalhes em prata, ficaria bacana e de certa forma, passa uma imagem de empresa séria.

    Abraço

  5. minha cor preferida é o verde!!!!!!!!!
    representa para mim,um recomeço,,
    essa cor marcou aminha vida,
    por isso eu a amo!!!
    e a venero!!!!
    com todo ardor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. nooooois amamos todas as cores ,todas tem um significado legal e facinante beijos a todos flavinha e douglinhas.galera da bagunça

  7. realmente as cores são de suma importancia na no ambiente que vivemos
    e amuito mais coisa relcionada a mesma, você poderia se aprofundar mais no asunto
    para de ter uma visao mais ampla e profunda do tema.

  8. Adoro a cor amarelo me traz ENERGIA POSITIVA,INTELIGENCIA E ALERIA.
    sou uma pessoa que privo em minha vida é ser FELIZ E ALEGRE e fazer as pessoas tambem que estão ao meu lado o triplo da alrgria que sinto.FELICIDADES E MUITOS SUCESSOS…..

  9. Adoro a cor amarelo me traz ENERGIA POSITIVA,INTELIGENCIA E ALERIA.
    sou uma pessoa que privo em minha vida é ser FELIZ E ALEGRE e fazer as pessoas tambem que estão ao meu lado o triplo da alegria que sinto.FELICIDADES E MUITOS SUCESSOS…..

  10. ADOREI AS INFORMAÇÕES AQUI MOSTRADAS !!!
    GOSTARIA DE SABER COM QUAL COR POSSO DECORAR MINHA SALA DE AULA COM O INTUITO DE AS CRIANÇAS FICAREM MAIS CALMA E TEREM O RACIOCÍNIO MAIS ESTILMULADO ??? BJS .

  11. Para ambiente escolar, deve-se usar cores claras, como azul neve, verde turquesa, verde-pálido, verde-lua, amarelo-pálido, rosa-desbotado.

    Para dar um toque diferente, use textura na parede que for pintar e cor desejada.

    Estas deixam o ambiente com tom de calmaria.
    Nunca use cores quentes, a menos que seja para uma recepção contrastando com tom de móvel como o Marfim.

  12. Boa noite,

    Estou para pintar a escola estadual onde trabalho, que se localiza num bairro afastado do centro.

    Gostaria de saber que cores devo usar, para que os adolescentes tenham tranquilidade e paz.

    Ela esta pintada de amarelo, mas tenho a impressão que o amarelo deixa mais agitado.

    Ficaria grato se me respondessem.

  13. Olá Marta, o Azul Claro é uma das cores mais indicadas para se pintar um escola, assim como o verde turquesa, verde-pálido, verde-lua, amarelo-pálido, rosa-desbotado.

    Para destaques, use laranja, azul marinho, mas somente em uma parede.

  14. A cor verde estimula o sono?
    Depois que pintei meu quarto de verde passei a dormir mais.
    As paredes são verde limão e verde claro.

  15. O amarelo é a cor que mais gosto,atrai pessoas alegres,dinheiro,alegria,esperança,ajuda a desenvolver o conhecimento, a sabedoria,inteligencia, gostei do site beijos

  16. Temos uma banda,se chama eterna magia,e gostaria de saber quais cores devo usar para o letreiro para nos ajudar a alcançar o sucesso,mas com harmonia paz e dignidade.

  17. Lucas, para alcançar o sucesso você não precisa necessariamente de cores exatas e sim de um bom rítmo que agrade a todos.

    A definição de cores da logomarca da banda se enquadra no segmento que vão atuar, exemplo: hardcore, punk, rock, religioso.

    Cor da paz: branco
    Harmonia: cores leves, azul, verde (claro)
    Dignidade: cor impactante: ex.: preto

  18. Olá, td bem?
    Gostaria de uma sugestão de cor para quarto de bebê, gostaria de uma cor que combine tanto para menino quanto para menina.
    Grata.

  19. vou montar um salao de cabelereiro, gostaria de saber qual cor se adequa mais a este estabelecimento, afinal eh um local onde tem uma rotatividade de pessoas muito grde
    Muito obrigada

  20. estou com um problema, tenho que apresentar uma camiseta ao colégio
    e não sei q cor usar.
    As cores tem de ter uma certa relação com a vida e fraternidade,
    estou com dúvidas em duas opções: verde e rosa, e verde e vermelho.
    Preciso da ajuda de voceis

  21. Bom dia, estou planejando abrir uma corretora de seguros, preciso de indicações para cores que sejam agradaveis ao ambiente, porem quero dar um toque pessoal, místico e que traduza segurança, confiabilidade e bom gosto.
    Preciso de cores que definam o que já foi acima citado mas, relacionado ao cartão de visita e também ao logo que ainda irei criar.

    fico no aguardo, obrigada,

    Adelaine Ramos

  22. Estou abrindo uma loja de agua, refrigerantes. Não é uma distribuidora de bebida , ou de aguas somentes. Forneceremos para as residencias, mas não é distribuidaora , e sim uma pequena loja. Estou pensando em tonalidades de azuis, para lembrar aguas , cachoeiras rios etc. O que acham vcs. gRATA mONICA.

  23. Como vai Darlan? Tudo certo?

    Amigo, qual foi a fonte que você tirou esse texto acima?
    Essa é uma pesquisa sua ou foi retirado de algum outro lugar?
    Esse assunto muito me interessa.

    Eu montei uma escola de música em Campinas e coloquei as paredes em um tom de branco, recepção com textura laranja e as cadeiras com estofado laranja.
    Esteticamente a escola ficou linda e pelo o que eu li a cor laranja é interessante para fazer os detalhes da escola né?
    Estou correto?

    Gostaria de saber mais sobre assunto das cores e de neuro linguística se você tiver alguma coisa.

    Obrigado

  24. Moro em um ap e pintei minha sala e sala de estar, que e um ambiente só da cor violeta uma mais escura e outra mais clara e uma outra parede fiz uma testura imitando pedras gostaria de saber se e bom ou fica muito carregado se posso deixar assim mesmo gostei muito de suas dicas e se puder me responda ? grata

  25. Meu quarto eu optei em por duas paredes (uma oposta à outra) em marrom chocolate, e as demais fiz um tom de marrom claro com uns risco tipo pátna em tons de marrom chocolate.
    O que diz sobre o marrom aqui:
    O MARROM representa a constância, a disciplina, a uniformidade e a observação das regras. Atrai dinheiro ganho através do trabalho e conecta a pessoa à Mãe Terra. Usado em excesso traz autocrítica exagerada, dependência afetiva e isolamento. Absorve a negatividade, mas a retém, devendo ser sempre limpo, de alguma forma.
    ——
    Gostaria de saber como posso descarregar esta energia retida pelo marrom, em meu quarto?
    Ter uma fonte com pedras seria interessante?
    obrigada.

  26. eu gosto de rosa a minha cor preferida eu adoro rosa mais quando chega o natal a gente fika lo quando eu chego a loja pra compra roupa poxa tem tantas todas e bonitas da vontade de compra todas

    bjux obrigado poq quem ter lido

  27. Colaborando com informações para o site.
    Sou aluna de design . Fiz um trabalho sobre a cor azul.
    encontrei pontos negativos:
    Cuidado com o excesso de azul que acalma tanto que pode te deixar apática
    Cor sedativa, não é indicada para pessoas depressivas.
    o azul pode levar a um estado de melancolia, atraindo por fim uma sensação generalizada de inércia .
    esta é a contra indicação da cor azul.

    Aproveitando gostaria de saber qual a melhor cor para quarto?

    obrigada pela atenção.

  28. Eu estava pensando em pintar uma parede do meu quarto de vinho e as outras de que cor pinto?que cor combinaria?
    meu pai montou uma loja de pesca e pintou de azul o que acha?
    neste reveillon vou usar uma blusa preta com detalhe beje,violeta e dourado,um short branco e uma sandalia baixa preta voce acha que ta bom as cores?e o look?

    espero resposta! obrigado

    um bom ano novo com muita paz e esperança…

    • Poxa Marina, vai depender de seu gosto.
      Gosta de cores quentes? Com o tempo, você pode enjoar.
      Pense em cores mais leves, como você citou, o azul, verde, o laranja em tom suave.

      O seu look está ótimo, a combinação está para as cores de 2009. Mas não deixe virar um “carnaval” de cores frias e quentes.
      Experimente também, preto com detalhes de prata, o que representa muito brilho e luxo.

      Feliz 2009!

  29. Meu Quarto pintado 2 paredes branca 2 de verde.

    Marina Preto Eu Nao gosto muito pra Ano Novo…
    Eu vo Passa Camisa Rosa.Bermuda Dins,
    Rosa, Branco e verde eu gosto de Passar ano Novo.

    Abraços

    • Usar o preto na passagem do ano, não quer dizer lhe traga energias negativas. O preto combina com tudo, aliás, está em alta trazendo o luxo acima de tudo e permuta até o Verão de 2010 de acordo com as tendências mundiais da moda de Paris e Milão.

  30. Temos uma escola e estamos pensando em pintá-la, externamente, com a cor cinza escuro ou chumbo. Estamos numa fase de mudanças e ela tem a cor laranja. Qual é sua opinião?

    Obrigada!

  31. Estou montado uma empresa de aterfatos de madeiras.
    Queria saber com que cor relacionada a essa empresa ficaria melhor para eu pitar a fachada do galpão?

  32. boa noite
    tenho uma empresa que trabalha com sonorização e fabricação de alto falantes
    na sede nova da empresa pensei em colocar na minha sala uma parede ao fundo na qual fica minha mesa vermelho e as outras paredes em cinsa claro , pois nosso logo tem esses dois tons ,vc pode me ajudar , essa combinação daria certo , aguardo a resposta , e quero dizer que acho muito importante esse trabalho que vc orienta as pessoas que acreditam nessa viração de cores, abraço

  33. num fodi !!!! so tem duente
    cai acreditsar nisso eu falo que a cor azul é a cor da farpaçao da mulherada!!! acredite se quiser!!! e verde é a cor do bagulho que eu fumei ontem
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    auuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

  34. rosa é a cor de gay!!! preto é a cor de uem gosta de suar branco é a cor de duente vermelho é a cor de quem gosta de poca cabaço, roxo é a cor do cuzim dps de ter metido na gata a noite toda,lilax é de bixa, violeta de biba,marrom é a gata que peguei ontem marrommenos gata!! laranja é o suca cheio de vitamina,cinza é a cor do meu carro e amarelo é a cor do meu cordao!!!
    pra essas e outras existe o vinho que é rpa ser tomado pra fica doidao e escrver merda pela net

  35. Só uso roupas de cor preta ou cinza.Meu quarto tem as paredes pintadas de preto e o teto de cinza.Sou completamente doente por essas cores.

  36. achei mto legal os significados das cores…….
    muitos legais vc aprende mtas coisas…..conhecemos
    mais elas e etc…….

  37. Bom Dia
    Estou montando uma escola infantil. Gostaria de saber qual a cor que deveria colocar na fachada da escola. E dependendo da cor da fachada vou acompanhar o uniforme tambem da escola. E qual seria a cor correta para esse uso?
    Agradeço pela atenção

  38. olá.adorei saber um pouco sobre as cores,e já que estamos falando sobre cores,gostaria que me desse uma sugestão;
    estou reformando minha sala e não sei a cor que devo pintar,será que vc pode me dar uma dica?

  39. Oi! Tenho uma filha de tres anos e quando ela pinta ela usa quase sempre a cor preta. Gostaria de saber qual o significado disso, do uso dessa cor para a criança.
    Obrigada pela atenção!

  40. as cores preta e falta de presenca de luis as pessoas quer ussa so fas sofre e fas as péssoas sore tambem, e atrai forcas espiritual negativa

  41. moro,numa casa em cima da casa da minha sogra.estou fazedo reforma gostaria de saber se o tom azul-turquesa ficaria bom nas paredes do lado de fora.

  42. Nos duas gostamos muito e gostariamos de ver mais cores principalmente verde claro Floresente,por que gostariamos de pintar a nossa casa com essa cor pode mandar pelo e-mail a sua resposta o colocar no site.

  43. minha cor é verde lima, rosa e preto,sou harmonia e calma, já sei que se usada em excesso,e sou rosa também pois sou temperada com as qualidades do branco. É romance, amor espiritual, e preto pois transmuta e devolve as energias negativas, transformadas em positivas. Remove obstáculos, vícios e emoções não desejadas
    FAZER OKE ISSO É TUDU VERDADE PQ MINHAS CORES SÃO ESSA: VERDE LIMA, ROSA,PRETO *O* :)!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  44. Olá! Darlan, gostaria de uma sugestão, vou abrir uma empresa na área de comunicação, assessoria, treinamento, licitação. Pensei em usar as cores amarelo e violeta na marca que ainda estou analisando, me de uma luz! Grata Gleice kelli

  45. gostei dos significados agora quando quiser pintar minha casa posso colocar uma cor q me de todo relaxamento q prescisa esse site de cores e muito massa

  46. gostaria de saber qual a melhor cor para a parede de minha lojinha de variedades. ela tem uns paineis na parede para colocar bolsas e quero pintar eles tambem em uma cor mais escura que a parede. Não sei que cor colocar para chamar a atenção do clientes para a loja e para que se sintam a vontade e atraidos. Minha loja é de presentes, bolsas e bijuterias. pensei na parede marfim e as prateleiras verdes, será que combina?

  47. bom dia. gostaria de saber que cor combina com cinza que esta na janela,porta e grade na varanda de frente. para pintar a fachada que é no 2º andar.

  48. Usando o vermelho no final de ano é ótimo para atrair NOVAS paixões.
    Já tive esta experiência e foi muito positiva durante todo o ano.

  49. Eu adorei por que amo o ROSA e e parecido com migo!!!!!!!!!!!!!!
    essas cores eu amo todas mas gosto também das cores VERMELHO,AZUL.AMARELO E PRETO mas gosto mas do ROSA…..

  50. Pingback: Azul de Rede Social « Eu vou falar de que?

  51. preciso urgente de uma orientaçõ para um cartão de visita (tinha escritorio com ex marido~cartão era todo verde. Dá enjoo.
    Preciso de uma cor para crescimento não esquecendo que é para uma advogada iniciante. aguardo retorno urgente
    obrigado

  52. Qual seria a melhor cor para os móveis da entrada de uma empresa que optou por fardamento amarelo claro-sala de atendimento e espera- onde tem as paredes brancas e piso marron?
    Agradeço se respoderem.

  53. Aqui querido eu quero é saber o significado das cores quentes ai eu coloquei no Google Qual o SIGNIFICADO DAS CORES QUENTES e aqui não aparece o significado das cores quentes então eu não gostei.

  54. oi tenho um bar que esta com as cores em marron e bege porfora, e por dendro esta
    em laranja, bege e lilas gostaria de cores que deixa se as pessoas alegres e mais tempo em meu bar o que vc recomenda.

  55. Pingback: Meu mundo AZUL – O que essa cor quer dizer? | Blog do Pablito

  56. olá, poderia me indicar que cores (2 ou 3 cores) combinariam mais para uma escola de alunos infanto-juvenil entre 6 e 17 anos?
    Quais cores eu poderia usar na logomarca e o porque dessas cores?

  57. olá bom dia,eu vou me estabelecer por conta propia na área da restauração,em cafetaria,pastelaria,padaria e estou remodelando a loja e não sei qual a cor com que devo pintar as paredes para atrair clientes e também para que se sintam bem. o piso vai ficar no creme clarinho,mesas e cadeiras em preto. qual a cor que me indica? eu gosto de amarelo torrado e laranja.agradecia que me respondesse o mais breve possível obrigada..

  58. o rosa claramente faz meu tipo que e tem mistura com o vermelho isso cai bem ne? :)e sempre que vc quizer usar o rosa usa sempre
    na sexta-feira que e (dia de vÊnus).ok
    por daniele?

  59. o azul acho que cai bem em mim me deixa mais bonita,elegante tudo de bom
    e isso ajudaa baixa a pressão arterial a tia e bonita ne
    loka?

  60. eu já previro o violeta porque ela é vista a cor da energia ,magia e ela é uma cor esperitual me traz paz alegria e muito mais loka????? :):)

  61. Estou abrindo um ateliê de pintura em madeira e pretendo dar aulas de pintura.Qual cor fica melhor para a placa com o nome do ateliê e de que cor devo pintar as paredes. Grata.
    Sula.

  62. Pingback: Teoria da Cor « PVG UFF

  63. Pingback: Cores e Passagem do Ano: escolhe a tua! | Espaço Gracita

  64. Pingback: Atividade 3 – Felipe. « PVG UFF

  65. Darlan, boa tarde.
    Eu e uma amigas estamos organizando uma cooperativa de educação a distância para professores.
    Portanto gostaria de saber qual a sua opinião sobre a cor que devemos usar para nosso site e demais materiais de divulgação.
    Obrigada.
    Ana Fátima

  66. Pingback: Decor: Turquesa - TipsLovers

  67. Darlan, boa tarde! Adorei essa postagem.
    Quais cores você acha que mais combinam com Fisioterapia e Estética? Lembrando que tanto mulheres quanto homens frequentam a clínica!

  68. Pingback: Qual a cor devo usar hoje? | Seja mais, seja você!

  69. Pingback: A cor e sua relação com a saúde

  70. Boa tarde. Adoro o jogo das cores e me deliciei com as tuas informações. Minha casa é toda pintada de verde bem clarinho por dentro. Apenas o quartinho da filhinha de lilás. E por fora verde limão. OLHANDO DE DENTRO PRA FORA, A CASA VIZINHA ESQUERDA É VERDE ESCURA E A VIZINHA DIREITA É BRANCA. A COR DA MINHA ESTA ADEQUADA. Adorei conhecê-lo. Lilian Paiva

  71. Eu vou para escola de uniforme preto com algumas listras amarelas eu não uso maquiagem nem bijuterias e eu gostaria de dicas para ir linda para a escola

    Obrigada :-)

Deixe um comentário

