Extensões de Imagens


Há diversos tipos:

  • BMP

É o formato nativo do windows, mais precisamente do Microsoft Paint. o BMP suporta 16 milhoes de cores, e seu principal uso seria para os famosos “papeis de parede” do windows.

  • GIF

GIF (Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como “formato para intercâmbio de gráficos”) é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, seja para imagens fixas ou animações. Seu padrão de cor é 256 cores.

  • JPG

JPG é o formato mais utilizado na WEB. Mais o JPG tem um problema, pois sua compactação causa perda, ou seja, quanto maior seu arquivo , sua compactação, maior será a perda de qualidade que irá existir. o JPG aceita milhões de cores, suportando modelos como RGB e CMYK.

  • PNG

Arquivo desenvolvido para suportar fundos transparentes e arquivos coloridos de qualidade na Web, PNG possue característcas como compressão sem perda.

  • PDF

É um formato criado pela Adobe “Portable Document Format”. também um arquivo baseado em PostScript que permite vizualizar páginas com textos, desenhos vectoriais e imagens. Formato bastante usado em fechamentos de arquivo, onde o mesmo não há perda.

  • TIFF

TIFF é um dos formatos de impressão que mais se usam, pois suporta compactção sem perda. Não é compatível com desenhos vectoriais como o EPS ( vamos ver a seguir ), mais tem a vantagem de suportar até 24 canais de máscaras. em uma versão avançada também suporta transparências, camadas e possue vários tipos de compactação.

  • EPS

Nome de origem “Encapsulated PostScript”. Vamos falar so EPS no photoshop, pois o mesmo pode abrir arquivos Vectoriais exportados pro Programas como Corel, Illustrator, Freehand. esse tipo de ação é chamada de rasterize, onde os desenhos são convertidos para Pixel. o Arquivo EPS é um dos mais recomendados para formatos de imressão em OffSet.

  • PCX

É o formato nativo do PC PaintBrush, parente do BMP, suporta até 16 milhões de cores, mas o mesmo não tem qualidade para a gráfica.

  • PICT

Um arquivo nativo da Apple, para o MAC OS, que suporta 16 m de cores e 4 canais alpha (para máscaras). O formato PICT é especialmente eficiente na compactação de imagens com grandes áreas de cores sólidas

  • PIXAR

Formato específico para trabalhar com imagens 3D em estações da própria Pixar, reconhecido estúdio de animação, liderado por Steve Jobs.

  • SCITEX CT

É formato específico dos equipamentos da Scitex. O Photoshop permite abrir imagens digitalizadas nos scanners de alta precisão dessa conhecida marca.

  • TGA

Formato da TrueVision, desenvolvido para aplicativos de vídeo e cor de nível profissional em PC. É padrão profissional para geração de sinal de TV a partir de grafismos digitais.

  • DCS

Baseado na linguaguem PostScript, foi desenvolvido pela Quarkm exclusivamente para impressão gráfica. Esse formato só admite modelo de cor CMYK.

Abraços =)

5 comentários sobre “Extensões de Imagens

  1. São inúmeras extensões.
    Tif é mais pra cinema (especificamente vídeo). E na web fica entre Gif, Jpg e Png, este último deixa parecido com o formato Tif.

    Belo post :)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s